Região Sudeste concentra 40% da produção de frutas e hortaliças do Brasil

Em segundo lugar está a região Nordeste, responsável por 21,58% da produção nacional

22/12/2021 às 10:58 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com levantamento da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a região Sudeste concentra 40,87% de toda produção de frutas e hortaliças do Brasil.

O levantamento é resultado da construção de um mapa que retrata a produção e exportação de hortifrúti no Brasil. O mapa traz o valor da produção das culturas, a área, produção por estado e o panorama de exportação em valor, volume e destino.

O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira foi feita uma análise quantitativa da produção nas mesorregiões geográficas do país. Para a construção dessa análise, foi considerada a produção de todas as frutas e hortaliças pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, a mesorregião com maior concentração é a de Bauru (SP), que representa 5,36% de toda a produção nacional de frutas e hortaliças, com destaque para a laranja. Em seguida aparece a mesorregião de Campinas (SP), responsável por 4,38%, com destaque também para a laranja, e o tomate.

A região Nordeste é a segunda maior produtora de frutas e hortaliças do Brasil, com 21,58% de participação. Em seguida aparece a região Sul (17,33%), a região Norte com 14,46% e a região Centro-Oeste com 5,76%. 

A mesorregião do Noroeste do Pará representa 4,64% da produção nacional de açaí, cacau e mandioca.

Na segunda etapa do estudo foram identificadas as principais culturas com base no valor bruto de produção e representatividade regional. Os cinco principais estados produtores de cada cultura foram apontados no mapa.

As culturas selecionadas para o levantamento das informações foram laranja, abacaxi, banana, goiaba, mamão, melancia, açaí, manga, cacau, tomate, uva, limão, melão, morango, coco-da-baía, maracujá, graviola, maçã, pêssego, cupuaçu, abacate, guaraná, mandioca, alface, batata-doce, cebola, batata-inglesa, alho e cenoura.

 

Informações por CNA

Foto de capa: Tânia Rêgo/ Agência Brasil


Últimas Notícias