Frutas natalinas: confira opções para ceia de fim de ano

Lichia, uva e pêssego se apresentam como boas opções

24/12/2021 às 09:00 atualizado por Lucas Caxito* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A procura por produtos para compor a ceia da festividade tende a aumentar quando o Natal se aproxima. Entre as frutas, lichia, uva e pêssego tendem a ser boas opções para quem busca economizar neste momento, de acordo com o 12º Boletim Prohort, divulgado na última sexta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o boletim, como a colheita da lichia ocorre entre o fim de um ano e início de outro, neste período há um aumento na oferta do produto, o que tende a reduzir os preços comercializados no atacado, tendência que já pode ser observada na Central de Abastecimento de São Paulo (Ceagesp).

Em novembro, as cotações da fruta registraram queda em torno de 52% enquanto a oferta teve forte aumento, em relação a outubro.

A análise realizada pela Conab sobre a comercialização de frutas e hortaliças nas principais Centrais de Abastecimento do país mostra ainda que a uva deve chegar nos mercados com preços acessíveis, sem disparada.

No caso do pêssego, a boa produtividade na safra deste ano tenderá a manter os valores mais acessíveis, com algumas reduções sendo observadas já em novembro.
Por sua vez, a ameixa nacional deve apresentar preços mais atrativos do que o produto importado. Cenário semelhante para a romã, na qual a boa produção nacional deve em alguma medida contrabalançar um pouco, em termos de preços, a fruta vinda do exterior.

Já a cereja, figo e mirtilo apresentam tendência de elevação nas cotações. O comportamento de alta é explicado pela valorização do dólar que impacta no preço pago pelo produto importado, ou ainda no custo de produção dessas frutas.

Exportações

Os embarques de frutas em 2021 atingiram um novo recorde. No acumulado entre janeiro e novembro deste ano, o total de frutas frescas enviadas ao exterior foi de 1,11 milhão de toneladas, volume maior em 19,62% em relação ao mesmo período do ano anterior, com faturamento de US$ 1,09 bilhão, 21,47% acima daquilo que foi computado até novembro de 2020.

Destaque para os envios de mangas, melões, limões e limas, melancias, bananas, maçãs, uvas e mamões.

Comparativo das Exportações de Frutas 2020-2021
Tabela: Abrafrutas​​​​​

Com informações da Conab e Abrafrutas

Foto de capa: Tânia Rêgo

*Texto aprovado pelo jornalista Douglas Silvério. 


Últimas Notícias