Condições climáticas devem favorecer proliferação de pragas em canaviais

Período chuvoso deve aumentar população de insetos no campo

21/12/2021 às 19:02 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

As geadas e os incêndios dos últimos meses devem influenciar nos danos causados pelas pragas aos canaviais. O fogo e o frio reduziram a população de alguns insetos importantes para a cultura da cana, mas a volta tende a se acelerar com a volta do período chuvoso. 

No campo, os insetos encontrarão uma cana menor e mais suscetível aos ataques de broca, cigarrinha-da-raiz e Sphenophorus levis. 

O ataque intenso dessas pragas pode reduzir significativamente a produtividade das plantas, de acordo com a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Dinardo-Miranda.

A pesquisadora orienta que os produtores e usineiros devem ficar atentos a população de pragas nos canaviais. “Quando o nível populacional for atingido, os canavicultores devem rapidamente entrar com medidas para o controle”, afirma.

A maior fragilidade da cana se deve, principalmente, pelo seu pequeno porte, devido à falta de crescimento em decorrência do período de seca e das geadas. 

De acordo com Leila, as geadas ocorreram quando os canaviais estavam crescendo, em começo de safra. Muitos tiveram que ser roçados para iniciar o crescimento novamente. 

Segundo Leila, pragas como broca, cigarrinha-da-raiz e Sphenophorus levis foram pouco afetadas pelos incêndios, devido a fase de vida que esses insetos estavam quando o fogo atingiu as plantações. 

“A broca e o Sphenophorus levis foram mais afetados pela seca e pelos incêndios: a seca matou muitos ovos da broca pela desidratação, enquanto o fogo pode ter matado os adultos de Sphenophorus. No entanto, larvas e pupas desse inseto estavam protegidos no interior dos rizomas. Com as chuvas que estamos vendo agora, teremos um rápido repovoamento desses insetos. Os nematoides, que atacam as raízes das plantas, também sofreram pouco na época das intercorrências climáticas, pois estavam em época de baixa população”, afirma.

A cigarrinha é outro problema que o produtor deve enfrentar com intensidade agora, já que a praga é encontrada em praticamente todas as regiões canavieiras do Brasil. 

Entre os prejuízos causados pelo inseto estão a redução do teor de açúcar e aumento do teor de fibras e de colmos mortos. As ninfas extraem grandes quantidades de água e nutrientes das raízes, impactando negativamente no desenvolvimento.

 

 

Informações por Secretaria de Agricultura

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Sistema CNA/ Senar


Últimas Notícias