Bolsonaro aprova mistura de 10% de biodiesel no óleo diesel

Medida será válida para o ano de 2022

17/12/2021 às 17:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil em 10% para o ano de 2022, foi aprovada pelo presidente Bolsonaro. 

A sanção presidencial foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), que preside o conselho, a decisão visa proteger os interesses do consumidor quanto ao preço, qualidade e oferta dos produtos.

A estimativa do governo é que o percentual de adição obrigatório de biodiesel ao óleo diesel deve evitar, em média, uma elevação de preços de R$ 0,12 no ano que vem, em um cenário de aumento das commodities, como a soja, no mercado brasileiro e internacional, e de desvalorização cambial. 

A soja é a principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, com cerca de 71% na composição. O restante é oriundo de sebo bovino e outros óleos.

Segundo o MME, pela legislação, o CNPE pode aumentar esse teor até 15% ou reduzi-lo até 6%, motivado pelo interesse público. Em outubro, o colegiado já havia reduzido o percentual de 13% para 10%, diante das elevações de preços no mercado de combustíveis.

 

Informações por Agência Brasil. 


Últimas Notícias