Nesta quinta-feira (16), a previsão é de fortes temporais no meio Oeste de Minas Gerais , São Paulo, Goiás, norte do Paraná e sobre Mato Grosso do Sul . Essa instabilidade no tempo é provocada pela formação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada ao calor e uma nova zona de convergência do atlântico sul. Os próximos dias serão de chuva persistente, com risco de granizo e deslizamentos em áreas produtoras de café do Sul de Minas e no Espírito Santo.
O solo ainda segue encharcado em áreas do Centro-Norte brasileiro, e está cada vez mais difícil o manejo das atividades de campo, principalmente na Bahia, em Minas Gerais e no Espírito Santo. No decorrer dos próximos cinco dias a chuva não para totalmente, apenas diminui em quantidade. E não há tempo hábil para que o solo encharcado se recupere.
No Norte do Brasil, destaque para o Tocantins, sul do Pará e Amazonas. Estes estados devem receber a maior quantidade de água nos próximos dias. Por enquanto, os volumes oscilam em torno dos 50 milímetros.
Nos próximos dias chove no Sul, mas apenas no litoral dos estados a chuva é isolada e com baixos volumes.
confira mais informações no AgroClima desta quinta (16):
Com informações da Climatempo
Foto de capa: Pexels