Governo publica Zarc para o cultivo da aveia

Incidência de geada ou o déficit hídrico representam os principais riscos para a cultura

15/12/2021 às 06:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As portarias de 564 a 574, de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo da aveia de sequeiro e irrigada, foram publicadas na quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

O cultivo de sequeiro é indicado para Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto em sistema irrigado é indicado para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

O Zarc busca reduzir os riscos relacionados à incidência de problemas climáticos nas lavouras, e assim possibilita ao produtor identificar o melhor período para a plantação. A presença de geadas e déficit hídrico representam os principais riscos à cultura da aveia no Brasil.

Os produtores rurais que seguem as recomendações do Zarc podem ter menos problemas relacionados ao clima e ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Diversos agentes financeiros liberam o crédito rural apenas para cultivos em áreas zoneadas.

Com informações e foto de capa do Mapa. 


Últimas Notícias