Segunda etapa de vacinação contra brucelose termina em 31 de dezembro no Tocantins

Prazo para declarar a vacinação segue até 10 de janeiro de 2022

13/12/2021 às 17:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A segunda etapa de vacinação contra brucelose para bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade, encerra no dia 31 de dezembro em Tocantins.

O pecuarista que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal, R$ 127,69 pela não declaração, e terá a ficha de movimentação do rebanho bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), até a regularização. 

Após a vacinação das bovídeas, o produtor deve se dirigir ao escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/ TO) onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacinação, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. O prazo para declaração é até 10 de janeiro de 2022. 

De acordo com a Adapec, a brucelose é uma doença infecto-contagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado.

No primeiro semestre deste ano foram vacinadas 565.735 bezerras entre 3 e 8 meses de idade, com cobertura de 96,98% das bovídeas em idade vacinal. 

 

Informações por Adapec/ TO

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Trilux/ SistemaCNA/ Senar


Últimas Notícias