Menor volume de carne suína enviado à China reduz total exportado em novembro

De acordo com levantamento do Cepea, o volume embarcado foi o menor em dez meses

09/12/2021 às 11:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as exportações brasileiras de carne suína recuaram com força em novembro, registrando o menor volume em 10 meses. A diminuição esteve atrelada à falta de contêineres e, sobretudo, à redução dos envios aos dois principais destinos da suinocultura nacional, China e Hong Kong. 

Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados por pesquisadores do Cepea, em novembro, o Brasil exportou 78 mil toneladas de carne suína, volume 20,1% inferior ao de outubro, o menor desde janeiro/21 e 9,8% abaixo do de nov/20. 

Para a China, especificamente, foram enviadas 21,9 mil toneladas, diminuição de 41,3% frente ao volume de outubro, e para Hong Kong, 9,7 mil toneladas, recuo de 26,5% na mesma comparação. 

No mercado interno, os preços do suíno vivo e da carne voltaram a cair neste início de dezembro, depois da leve reação das vendas tanto do suíno vivo quanto da carne no fim de novembro. No mercado independente de suínos, a oferta de animais para abate acabou ficando acima da demanda por novos lotes, devido à baixa liquidez da carne nos mercados doméstico e internacional. 

 

Informações por Cepea

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Trilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias