Dezembro: nove produtos da agricultura familiar terão bônus de desconto

Bônus é concedido quando o valor de cultivo é abaixo do custo de referência do Pronaf

09/12/2021 às 10:25 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou na quarta-feira (8), a lista de produtos agrícolas que terão bônus de desconto em dezembro, dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Portaria Nº 39, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, válida de 10 de dezembro a 9 de janeiro, a relação dos produtos e estados contemplados.

O bônus é concedido quando o preço de cultivo fica abaixo do custo de referência, e assim o produtor usa o desconto no débito das parcelas ou amortização do auxílio no Pronaf.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula mensalmente, os descontos e o Mapa transfere recursos aos agentes financeiros, para que estes entreguem o valor aos produtores nos financiamentos do programa de forma automática.

Os produtos com bônus de desconto são: açaí (Acre), banana (Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo), borracha natural cultivada (Maranhão), cará/inhame (Amazonas e Espírito Santo), castanha de caju (Bahia), feijão caupi (Tocantins, Maranhão e Mato Grosso), laranja (Pará), manga (Bahia e São Paulo) e maracujá (Ceará e Sergipe).

Com informações do Mapa. 

Foto Ronaldo Rosa/Embrapa. 


Últimas Notícias