Fiscalização fecha abatedouro clandestino e apreende 450 kg de carne de cavalo

Operação foi realizada em Pelotas, no Rio Grande do Sul

08/12/2021 às 17:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Fiscalização em Pelotas (RS), na última terça-feira (07), levou ao fechamento de um abatedouro clandestino de equinos e a apreensão de 450 kg de carne de cavalo que foram inutilizados.

A ação foi realizada por fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Patrulha Ambiental (Patram), da Brigada Militar, que recebeu a denúncia.

“O local de abate era extremamente complicado: dentro de um estábulo, sem qualquer higiene, com grande mau cheiro exalando”, relata o fiscal Valmor Lansini, da inspetoria de defesa agropecuária de Pelotas.

Duas pessoas, uma menor de idade, realizavam os abates e foram flagradas pela Patram. Ambas foram conduzidas pela Brigada Militar à delegacia para prestar esclarecimentos. A fiscalização agropecuária interditou o local.

Valmor afirma que a ilegalidade não está no abate de equinos, mas por ser feito de forma clandestina, sem inspeção e fiscalização que garantam condições sanitárias. “Esse é o quarto estabelecimento de abate clandestino de equinos que fechamos em Pelotas só este ano”, enumera.

Denúncias podem ser feitas às inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária da SEAPDR.

 

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias