Pó de rocha garante a fertilidade do solo

Pesquisa apresenta dados sobre o uso de subprodutos de mineradoras

08/12/2021 às 13:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O pó de rocha pode futuramente garantir a fertilidade do solo, conseguir produtividade nas lavouras e aumentar a capacidade de retenção de carbono, e assim contribuir para a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do milênio determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os dados foram apresentados durante a palestra “Uso de Remineralizadores de Solo”, na terça-feira (7) em Mato Grosso do Sul, pelos pesquisadores Magna Bergmann e Cesar Martoreli da Silveira.

Segundo Magna, o projeto pretende utilizar os subprodutos das mineradoras para a restauração dos solos nas lavouras, para garantir uma fertilidade duradoura.

Somente o pó de rocha, não é capaz de substituir o uso de fertilizantes industriais em um primeiro momento, mas a aplicação prolongada pode regenerar o solo e fornecer grande parte dos nutrientes que as culturas precisam.

O uso do pó oferece vantagens seguras aos produtores, mineradores e ao meio ambiente, decorrente da retenção de carbono e a reestruturação do solo, que garante a fertilidade por um período mais longo, em relação à utilização de fertilizantes convencionais.
 

Com informações da Semagro.


Últimas Notícias