Termo de concessão do 5G é assinado nesta terça, em Brasília

Governo federal e empresários participaram do evento

07/12/2021 às 19:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O termo de concessão de frequências para implementação da quinta geração de internet móvel, o 5G, foi assinado na tarde de hoje, terça-feira (7), pelo presidente, Jair Bolsonaro (Sem partido) e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. O evento foi realizado no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). 

Também assinaram o documento, os representantes das dez empresas que arremataram os direitos a exploração da tecnologia, evento este que arrecadou cerca de R$ 47 bilhões.

O ministro das Comunicações reiterou o êxito do leilão, realizado sem nenhuma ocorrência judicial, cenário contrário ao registrado em países vizinhos. Fábio Faria destacou que este foi “o maior leilão de radiofrequências do mundo”.

“Tínhamos 50 milhões de pessoas sem acesso à internet no Brasil quando o governo assumiu. O que celebramos aqui, hoje, é que os 39 milhões restantes - [pessoas] sem celular e sem internet, sem poder estudar à distância, isoladas do mundo, muitas no Norte e no Nordeste, em comunidades rurais e indígenas - terão acesso”, pontuou o ministro Fábio Faria.

Segundo o ministro, com a chegada da nova tecnologia, oportunidades de negócios serão criadas para o Brasil.

O presidente disse que o 5G é uma oportunidade para fomentar a credibilidade do Brasil ante o mercado internacional.

“É um salto para as comunicações, bem como na internet das coisas. Para o comércio, isso não tem preço. É o aumento da qualidade dos serviços. Cada vez mais o povo lá de fora acredita na gente”, disse o presidente.

Com informações Agência Brasil.  

Foto de capa: Valter Campanato/Agência Brasil. 


Últimas Notícias