Governo lança Selo Nacional de Indicação Geográfica

Novo selo identifica e valoriza produtos típicos do Brasil

07/12/2021 às 16:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo federal junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae) irão lançar na quarta-feira (8), os Selos de Indicação Geográfica (IG) que devem identificar e valorizar produtos e serviços tipicamente brasileiros reconhecidos pela origem.

A Indicação Geográfica possui duas modalidades, a Indicação de Procedência (IP), em que a região é conhecida por produzir determinado produto/serviço; e a Denominação de Origem (DO), que o produto/serviço tem particularidades e/ou qualidades devido ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.

O selo de IG, poderá ser utilizado por produtores/prestadores de serviço que seguem os padrões do Caderno de Especificações Técnicas e se submetem ao controle estabelecido.

A partir de amanhã (8), haverá um selo nacional que todas as Indicações Geográficas irão ter a opção de utilizar junto a identificação da sua IG, como referência única.

O lançamento será realizado no IV Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, em Brasília, às 9h30. Essa é uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Economia e Sebrae.
 

Com informações da assessoria do Sebrae. 


Últimas Notícias