Governo do Tocantins alerta sobre o risco de pragas com uso de sementes sem procedência

Plantio de pastagens no estado iniciou com a intensificação das chuvas

03/12/2021 às 12:11 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência de Defesa Agropecuária de Tocantins (Adapec/ TO) emitiu um alerta nesta semana sobre a importância de aquisição de sementes com procedência legal e cadastradas no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), diante do início do plantio de pastagens no estado com a intensificação das chuvas.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Sementes e Mudas da Adapec, Luís Henrique Michelin, esclarece que sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras, causar prejuízos econômicos e ao patrimônio fitossanitário do Tocantins. 

“Quando o produtor rural vai adquirir uma determinada espécie de sementes, ele deve observar a origem desse material, exigindo sempre a nota fiscal desse produto e o Termo de Conformidade, onde consta a origem, lote, validade, entre outras informações importantes”, explica Luís Henrique.

A Adapec dispõe do Disque Defesa pelo telefone 0800 063 11 22 para tirar dúvidas sobre como identificar sementes irregulares ou fazer denúncia a respeito do comércio de produtos sem procedência. 

As ligações podem ser feitas de forma anônima, de segunda-feira a sexta-feira, no período das 8h às 14h.

 

 

Informações por Adapec/ TO

Foto de capa: Rodrigo Alva/ Embrapa


Últimas Notícias