Nova antena de conexão 5G é inaugurada em Uberaba

Teste realizado em Uberaba foi o primeiro no meio rural após a realização do leilão do 5G

03/12/2021 às 10:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi inaugurada no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, uma antena de conexão 5G, na última quinta-feira (02), pelo Governo Federal.

O 5G permite uma conexão de altíssima potência e velocidade, com baixa latência, ou seja, o tempo gasto (medido em milissegundos) para que o dispositivo tenha uma resposta da torre de celular ou do link de rádio da conexão é baixíssimo. 

A tecnologia permite que drones e sensores transmitam dados em tempo real, máquinas se conectem para a máxima eficiência de sistemas operacionais de irrigação e de monitoramento de lavouras a partir de veículos autônomos.

A experiência da agricultura digital no Giro 5G no Agro, em Uberaba, demonstrou como acessórios registram o comportamento dos animais. Uma coleira monitora o rebanho de bovinos de leite: ruminação, respiração, período de ócio e de atividades, índices de saúde (nutrição, cio, proximidade do parto).

O teste realizado em Uberaba foi o primeiro no meio rural após a realização do leilão do 5G, no mês passado. Além do município mineiro, também há antenas de conexão 5G no meio rural em Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

“O 5G tem dois aspectos que considero fundamentais para iluminação no campo. O primeiro é o acesso à internet 4G em áreas estratégias para o agro e o outro é a criação da mais moderna internet das coisas no meio rural. O 5G será uma mudança de paradigma, queremos antecipar o futuro do agro”, afirma a diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária do Mapa, Sibelle Silva.

Para conectar o agro à internet, o Mapa ainda conta com a iniciativa das Comunidades Conectadas, atendendo assentamentos, escolas e áreas rurais remotas. A tecnologia se dá via satélite aproveitando a estrutura de torres já existentes para a conexão de dados em banda larga a partir de faixa dedicada a essa transmissão com qualidade para locais de difícil acesso.

A perspectiva é que a conectividade satelital pelas Comunidades Conectadas chegue a 250 pontos em regiões brasileiras de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a partir do satélite do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Os pontos estão distribuídos prioritariamente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Informações por Mapa

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias