Fatores climáticos que prejudicaram agropecuária impactam no desempenho do PIB

Setor agropecuário registrou queda de 8%, aponta IBGE

02/12/2021 às 13:55 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (2), os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB). A soma de todos os bens e serviços produzidos no país recuou 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, com soma de R$ 2,2 trilhões.

De acordo com nota da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, fatores climáticos levaram a queda do PIB. 

“A queda da agropecuária teve impacto relevante no PIB do terceiro trimestre de 2021. Se fosse zerada a variação da agropecuária na margem, o PIB cresceria na ordem de 0,3% a 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2021”, diz a nota. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário registrou perdas de 8%.

“É fundamental distinguir o que é política econômica de fatores climáticos adversos e pontuais da natureza. A maior crise hídrica em 90 anos de história e a ocorrência de severas geadas tiveram impacto tanto em setores intensivos em energia como em setores que dependem do clima, como agricultura”, avaliou a secretaria.

A SPE ressaltou que “mais importante do que considerar o número do crescimento, é observar a sua qualidade”. 

“Há elevação da taxa de poupança e da taxa de Investimento (FBCF/PIB), retornando o patamar do começo da década passada. Dessa forma, salienta-se a melhora na qualidade do crescimento do PIB brasileiro”, diz a secretaria.

 

 

Informações por Agência Brasil

Foto de capa: Wenderson Trilux CNA/ Senar


Últimas Notícias