Governo publica 'Caderno de Gás Natural' do PDE 2031

Previsões de oferta são otimistas apesar das perspectivas do 'Novo Mercado de Gás'

02/12/2021 às 12:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram na quarta-feira (1º), o Caderno de Gás Natural do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031). 

Segundo o documento, as ofertas de gás no Brasil se mantêm positivas, apesar das perspectivas geradas pelo Novo Mercado de Gás e o novo marco setorial garantido com a Nova Lei do Gás e seu decreto regulamentador.

A oferta nacional de gás na malha integrada, do processamento da produção líquida dos campos onshore e offshore brasileiros, deve crescer mais de 100% nos próximos 10 anos.

A demanda pela malha integrada, somada aos segmentos residencial, comercial, industrial, de gás natural veicular (GNV), downstream e termelétrico, crescerá 5% ao ano no decênio. Ambas as perspectivas de demanda e oferta, se mantiveram estáveis na comparação ao PDE 2030.

O Brasil deve ampliar sua capacidade de importação de gás natural, diante do aumento da capacidade do terminal de GNL da Baía de Guanabara na malha integrada, e pela possível entrada de quatro novos terminais de GNL em operação no País, no decorrer dos próximos 10 anos.
 

Com informações do Ministério de Minas e Energia. 


Últimas Notícias