Dezembro inicia com chuva abaixo da média

Região Centro-Sul do país deve receber menos chuvas do que o esperado

01/12/2021 às 04:30 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão do tempo para o começo de dezembro é de chuva abaixo da média no Centro-Sul do país. São paulo, Mato Grosso do Sul e a região Sul estão nas áreas onde a chuva não deve atingir a climatologia.

Um grande corredor de umidade chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul, que intensifica a formação de áreas de instabilidade, se organiza em áreas do centro-norte brasileiro.

Essas instabilidades provocam nuvens carregadas, principalmente, no sudoeste do Amazonas, sul do Pará, Tocantins, passando pelo norte de Mato Grosso, Goiás até a porção norte de Sergipe. Nessas áreas o sol aparece, mas são esperadas pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Hoje o dia será ensolarado com pouca nebulosidade na maior parte do Sul do país, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e faixa leste do Nordeste. Apesar da nebulosidade, o tempo segue firme no litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Por conta da presença dessa Zona de Convergência do Atlântico Sul, até o fim da próxima semana, as condições de chuva forte em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país persistem. Há risco para temporais nos três estados do Centro-Oeste, parte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, sul da Bahia e entre o Pará e Amazonas.

Entre o litoral de São Paulo, leste do Paraná e de Santa Catarina, áreas de instabilidades associadas a umidade vinda do mar deixam o céu nublado e com possibilidade de chuva. 

O tempo segue firme hoje entre o norte da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e interior do Ceará e Rio Grande do Norte.

Confira mais detalhes no AgroClima desta quarta-feira (01º).

Informações por Climatempo

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias