Disponibilidade de carne bovina por habitante deve ficar em 25,8 kg neste ano

Estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

29/11/2021 às 10:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no último boletim AgroConab, há estimativa de um aumento de rebanho de bovinos, devido à retenção de vacas para o abate. 

A produção da carne bovina deverá ser menor neste ano, atingindo 8,1 milhões de toneladas. As exportações tendem a apresentar um ligeiro recuo em comparação com 2020, e podem chegar a 2,65 milhões de toneladas. 

A expectativa para a oferta de produto no mercado interno também é de redução, e está estimada em 5,5 milhões de toneladas, o que resulta em uma disponibilidade interna de 25,8 quilos por habitante no ano. 

Um dos fatores que explicam a menor produção de carne bovina no país é a restrição da demanda. 

Os custos elevados da produção repercutem no preço para o consumidor. A suspensão das exportações para a China fez com que o preço pago ao produtor registrasse uma forte queda a partir de setembro, atingindo o menor valor no final de outubro. 

No entanto, esse reflexo nos preços ao consumidor final começa a ser sentido nos mercados de maneira menos acentuada. 

Com a retomada das negociações com a China, a tendência é que os preços voltem aos patamares anteriormente vistos, encontrando o equilíbrio entre o aumento nos custos de produção, a baixa demanda e a recuperação da oferta de animais prontos para o abate.

Carne de Frango
As exportações de carne de frango neste ano devem somar 4,46 milhões de toneladas e a disponibilidade da proteína no mercado interno deve subir de 10,6 milhões de toneladas para 10,9 milhões de toneladas, alta de 3%.

De janeiro a outubro deste ano, o Brasil exportou cerca de 3,75 milhões de toneladas de carnes de aves.

A maior oferta do produto no mercado é acompanhada da elevação na produção em 4,5%, chegando a 15,3 milhões de toneladas, na comparação com 2020. Como consequência, a quantidade de carne de frango disponível para os brasileiros no ano também é a maior registrada na série histórica, passando de 50 quilos por habitante.

Carne Suína
Com a estimativa de um rebanho próximo a 42 milhões de cabeças, tanto a produção quanto as exportações de carne suína tendem a atingir os maiores níveis já registrados, ficando em torno de 4,45 milhões de toneladas e 1,24 milhão de toneladas, respectivamente. 

O maior volume de carne produzida reflete na elevação da disponibilidade deste tipo de carne do mercado, o que garante a oferta interna e mantém a quantidade de produto por habitante estável, próximo da marca de 15 quilos por pessoa.

 

 

Informações por Conab

Foto de capa: Conab


Últimas Notícias