Após o anúncio de restrições das exportações de fertilizantes da China e da Rússia, terem causado preocupação em relação ao abastecimento nacional desses insumos. Entretanto, o volume de produtos importados pelo Brasil em outubro permaneceu recorde e está consolidado como o maior da série. Os dados do Boletim Logístico são divulgados todo mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Brasil adquiriu no mês anterior a marca histórica de 33,8 milhões de toneladas de fertilizantes, o maior investimento para a safra atual, o que possibilitou a expansão da área semeada pelos principais commodities nacionais, como soja e milho.
O cenário atual traz incertezas para os próximos meses e para 2022, mas acordos entre o governo e empresas da Rússia já foram iniciados pelo governo brasileira, para garantir o fornecimento regular dos insumos.
O Mato Grosso importou de janeiro a outubro, 6,6 milhões de toneladas, uma elevação de 35,8% ante o mesmo período de 2020.Com o ritmo atual, é esperada a importação de 35 milhões de toneladas de fertilizantes para o Brasil nos próximos meses.
Com informações da Conab.