Chuva favorece semeio e desenvolvimento dos cultivos de verão, diz Conab

Monitoramento Agrícola atualiza condições agroclimatológicas de novembro

26/11/2021 às 11:35 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em novembro, a presença de chuva em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e em outras áreas da região Norte, elevou a umidade no solo, e favoreceu a implantação e o desenvolvimento dos cultivos de verão, segundo dados do Boletim de Monitoramento Agrícola Cultivos de Inverno (Safra 2020/2021) e Verão (Safra 2021/2022). O estudo foi divulgado na quinta-feira (25) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O levantamento da Conab possui informações atualizadas sobre situações agroclimatológicas, o desenvolvimento de vegetação e de lavouras do país durante as estações.

No Sul, os volumes reduzidos de chuva auxiliaram a maturação e a colheita dos cultivos de inverno, mas em áreas com menor capacidade de retenção de água no solo, houve restrição hídrica para a plantação e o desenvolvimento de uma parcela da cultura de milho e soja.

As lavouras e o calendário dos cultivos de inverno, não apresentaram instabilidade, segundo o monitoramento espectral. A análise apontou também, equilíbrio para as plantações de verão com desenvolvimento antecipado e melhores condições em Mato Grosso.

Com informações da Conab.


Últimas Notícias