Retomada das exportações de carne bovina para China deve ocorrer em dezembro, estima Mauricio Nogueira

Entrevista foi exibida no programa 'Mais Pecuária', do Canal do Boi

25/11/2021 às 16:27 atualizado por Douglas Silvério - SBA | Siga-nos no Google News
:

A liberação de carne bovina que está retida nos portos da China, pode ser um sinal positivo para a retomada das importações brasileiras pelo país asiático, avalia o diretor da Athenagro, Mauricio Nogueira. Ele estima que as compras devem voltar dentro entre a primeira e a segunda quinzena de dezembro. 

A entrevista com Nogueira foi exibida no programa “Mais Pecuária”, do Canal do Boi, de ontem (24). 

“Com o estoque [carne bovina] tendo vazão, entrando na China eles conseguem se organizar para vender e embarcar para outros países, até mesmo para resgatar a relação comercial plena que tínhamos com a China”, explicou o analista. 

Ele acredita que essa restrição está relacionada à pressão comercial. 

“A China quer pagar menos, e evidentemente que quem vende aqui no Brasil quer pagar mais. Tem que receber mais, porque a exportação [valor arrecadado] não é 100% do que é abatido. É até engraçado analisar o comportamento das exportações de carne bovina no Brasil, que ao contrário do que se pensa, quanto mais exportamos, mais tende a favorecer o mercado interno, que a proporção de animal dos cortes que sai é diferente entre o bovino abatido”, explicou Mauricio. 

“Nós já perdemos um mês de exportação. Estamos fechando as nossas projeções, pela primeira vez nós estamos estimando um volume de exportação menor em 2021 do que foi em 2020, porém o faturamento será bem maior. Acredito que será retomada antes do fim do ano. Evidentemente que temos que esperar as negociações, temos que entender como está posicionada a China em relação ao estoques de carne, para população e assim por diante”, finalizou. 

Veja mais detalhes na entrevista

Saiba mais

China libera entrada de carne bovina brasileira certificada antes de 4 de setembro

Rússia habilita 12 frigoríficos brasileiros para exportação de carnes


Últimas Notícias