Embrapa inaugura 'Estação Quarentenária', em Brasília

Com nova estrutura será possível analisar pragar que apresentem riscos ao Brasil

25/11/2021 às 12:19 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugurou ontem (24) a ‘Estação Quarentenária’, na unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF). A estrutura laboratorial irá analisar qualquer tipo de praga que apresente riscos ao Brasil, como por exemplo insetos, ácaros, fungos, bactérias, nematóides, plantas infestantes e vírus.

A cerimônia de lançamento teve a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina; do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal; do presidente da Embrapa, Celso Moretti; além de representantes dos setores.

A estação, que recebeu investimentos iniciais de R$ 10 milhões, possui também três casas-de-vegetação e 11 laboratórios com mais de 200 equipamentos de pesquisa. Conta com sala-de-caldeiras, incinerador e salas para tratamento fitossanitário, desinfecção e destruição de material quarentenário.

A nova instalação irá ampliar a capacidade de atendimento de produtos vegetais, passando de 30 mil para 60 mil acessos ao ano. Segundo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, a quarentena irá prevenir a entrada e disseminação de pragas agrícolas.

Com informações do Mapa.

Foto: Guilerme Martimon/Mapa.


Últimas Notícias