Governo

Tereza Cristina reforça ações para a produção e distribuição de fertilizantes

Ministra anunciou iniciativas durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes

24/11/2021 - 13:00 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reforçou na terça-feira (13), durante a abertura do 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, as ações estabelecidas pela pasta para o abastecimento de fertilizantes ao plantio da safra 2021/2022 e da safrinha, a fim de regularizar a importação de insumos em 2022.

Em sua participação, ela também informou que um grupo deve ser lançado dia 29 de novembro, em reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários para acompanhar o tema.

A fim de reduzir a dependência externa por insumos, encurtar os prazos e evitar choques de oferta, o Governo Federal desenvolve o Plano Nacional de Fertilizantes. Sobre o assunto, a ministra informou que uma Política Nacional de Fertilizantes será lançada para tranquilizar o mercado nas próximas safras, diante da produção eficiente ao mercado interno e demais países.

Em 2020, o Brasil utilizou 40 milhões de toneladas de fertilizantes, volume 12% maior que em 2019, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) do Congresso. O país é o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, utiliza 9% de toda produção, e 20% dos insumos são importados da Rússia.

 

Com informações do Mapa. 

Compartilhar

Últimas Notícias