Preços da carne suína sobem na segunda quinzena de novembro

Valorização está ligada ao aumento da demanda pela proteína, diz Cepea

19/11/2021 às 10:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ao contrário do que geralmente se observa no período, as vendas de carne suína no mercado interno iniciaram novembro em ritmo lento, mas se aqueceram nesta segunda quinzena. As exportações brasileiras de carne suína também vêm em ritmo intenso neste mês. 

Diante dessa melhora das vendas, os preços do animal vivo e da carne estão em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. No caso do vivo comercializado no mercado independente, as valorizações foram influenciadas especialmente pelo aquecimento dos mercados de São Paulo e de Minas Gerais, estados que tendem a consumir mais suínos do que a produção local. 

Dessa forma, a tendência de elevação dos preços acabou sendo repassada às praças do Sul. Para as carcaças, o cenário também é de valorização, enquanto para os cortes, os repasses foram menores, já que o fragilizado poder de compra da população e a competitividade frente as carnes substitutas limitaram reajustes positivos na ponta final.

 

 

Informações por Cepea

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Trilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias