Segundo pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada em 2019 e 2020, cerca de 89% das amostras de produtos de origem vegetal analisadas pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) estão em conformidade. A análise foi divulgada nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União.
O PNCRC/Vegetal monitora e fiscaliza os resíduos de defensivos agrícolas e contaminantes químicos e biológicos. Foram analisadas 2.601 amostras, sendo 1.521 amostras conforme e 256 não conformes, e destas 91% eram de produtos nacionais e 9% importados.
Dos produtos analisados, 89% apresentam conformidade, 49% não apresentaram nenhum resíduo contaminante e 40% apontam valores inferiores ao Limite Máximo de Resíduos (LMR). Dos 11% de amostras com inconformidade, 10% são devido a resíduos de defensivos agrícolas e 1% pela presença de contaminantes.
O Mapa autuou as empresas embaladoras de feijão comum (Phaseolus vulgaris) e de feijão-de-corda (Vigna unguiculata), onde nos produtos foram utilizados defensivos agrícolas não permitidos para a cultura. Desde 2019, o Mapa já deferiu mais de R$ 4 milhões em multas.
Com informações do Mapa.