Zarc da soja é publicado para o Alagoas, Amapá, Roraima e Sergipe

Zoneamento delimita áreas e identifica os períodos ideais de plantio do grão

17/11/2021 às 16:21 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) safra 2021/2022 da soja nos estados de Alagoas, Amapá, Roraima e de Sergipe, foi publicado nesta quarta-feira (17) em portarias no Diário Oficial da União.

O Zarc para os estados de Alagoas e Sergipe, indica os períodos com baixo risco climático, e também as cultivares adaptadas às regiões. O zoneamento para o Amapá e Roraima, além de indicar o período e as espécies ideais, autoriza o semeio de soja em áreas sem florestas, de cerrado e desmatamento até 2008, com base no Projeto Prodes.

A semeadura no Amapá tem início dia 20 de março, enquanto em Alagoas, Roraima e Sergipe, o plantio tem início em abril, ou seja, período contrário ao recomendado em outras regiões do Brasil.

Diante do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, definido pela Portaria Nº 394, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Os produtores dos estados de Alagoas, Amapá e Roraima devem seguir os calendários de plantio da SDA. Enquanto, o estado de Sergipe que não é mencionado na portaria, precisa considerar a data de início ou término de semeadura mais restritiva.
 

Com informações do Mapa. 

Foto Wenderson AraujoTrilux/Sistema CNA Senar. 


Últimas Notícias