Chuva ganha força nos próximos dias

As precipitações aumentam em todo o Centro-Oeste e Norte do país

17/11/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ao longo desta quarta-feira (17), a chuva será volumosa em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, metade sul e leste do Amazonas e também no sul do Acre e do Pará. Além do calor e da alta umidade nessas áreas, um sistema de baixa pressão atmosférica no interior de Mato Grosso do Sul vai reforçar as instabilidades no estado e também em parte do Mato Grosso, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Também deve chover forte nas demais áreas da região Norte e do Centro-Oeste, com riscos para transtornos.

E uma frente fria aliada a um corredor de umidade que vem da Amazônia tambem espalha chuva em todos os estados da região Sul nesta quarta (17), com temporais mais fortes no Paraná e em Santa Catarina. Já na fronteira com o Uruguai, o tempo volta a ficar firme. Destaque também para a queda de temperatura no sul gaúcho e no estado catarinense ao longo do dia. 

No Sudeste, o dia terá uma massa de ar seco, que ainda vai manter o tempo firme na maior parte da região. Há risco de chuva apenas do sul ao noroeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais, mas que ocorre de maneira isolada, e pontualmente forte a partir da tarde.

No Nordeste do país, as pancadas de chuva mais fortes vão se concentrar entre os estados do Piauí, Bahia, e Maranhão, por conta de áreas de instabilidade e da circulação dos ventos em altitude. No leste do Nordeste, a umidade que vem do mar ainda mantem nuvens carregadas. Atenção aos acumulados pontualmente elevados no leste do estado baiano.

Nos próximos dias os temporais devem aumentar pelo Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país, com previsão de acumulados elevados, de mais de 70 mm até sábado (20), no estado de São Paulo, parte do Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais, no  triângulo mineiro, metade norte e leste do Paraná, assim como no leste de Santa Catrina, também em todo o Centro-Oeste, Rondônia, Amazonas, Acre e parte do Pará, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra. Boa parte dessa chuva se deve à presença de um corredor de umidade que vem da Amazônia, organizada por uma frente fria que passa pela costa da região Sul e percorre a região Sudeste, além da formação e a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica que começa nesta quinta (18) entre o Paraná e Mato Grosso do Sul, e passa na sexta (19) entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (17).

 


Últimas Notícias