Alta dos insumos no Paraná causa apreensão entre produtores

Agricultores relatam aumentos de até 400% no valor dos defensivos e fertilizantes

15/11/2021 às 17:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

No Paraná, o aumento no preço dos insumos para a safra 22/23, principalmente de fertilizantes e defensivos agrícolas, tem preocupado o agricultor da região. Durante a reunião da Comissão Técnica (CT) de Cereais, Fibras e Oleaginosas, do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná/SENAR-PR, na quinta-feira (11), foram relatados pelos produtores aumentos de até 400% no valor dos insumos.

O plantio de soja no estado, de modo geral, está na reta final ou totalmente concluída. As poucas áreas de trigo para a colheita em 2021, representam um volume inferior à média histórica, e o milho verão ocupa um espaço pequeno em relação à soja.

Para auxiliar os produtores da região, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo, apresentou durante a CT, o projeto “Antecipe – Cultivo Intercalar Antecipado”, que abrange uma semeadora-adubadora capaz de semear o milho com a soja ainda na lavoura.

Segundo o pesquisador Emerson Borghi, da Embrapa, a utilização do projeto possibilita o incremento de até 60 sacas por hectare com a antecipação do plantio em 20 dias.

 

Com informações da CNA


Últimas Notícias