Durante o Seminário Internacional Agronegócio Sustentável no Brasil, em Lisboa, na sexta-feira (12), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a emissão de green bonds (títulos verdes, que financiam projetos ambientais) no exterior pelo governo federal do Brasil depende do teto de gastos.
Segundo ele, a demanda tem potencial para disparar nos próximos anos, mas o desempenho dos projetos choca-se com o limite federal de despesas.
“O Brasil pode emitir green bond à vontade, mas quanto vou conseguir gastar em projetos verdes? Porque isso também fica dentro do teto”, disse o presidente do BC.
Campos Neto considera que os títulos verdes não canibalizariam a demanda por outros títulos públicos brasileiros emitidos no mercado internacional, como os papéis da dívida externa brasileira.
O presidente do BC afirmou que os bancos centrais devem se preparar para a transição para a economia verde porque as questões climáticas devem afetar cada vez mais a inflação e a política monetária, como na alta no preço de alimentos devido às quebras de safra e o aumento no custo da energia.
Com informações da Agência Brasil