Peste Suína Africana: combate no Brasil terá apoio internacional

Novas ferramentas de avaliação de risco e análise laboratorial devem ser adotadas

12/11/2021 às 11:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, informou na quinta-feira (11) recursos de US$ 500 mil para ações de combate à Peste Suína Africana na República Dominicana e no Haiti. A medida pretende elaborar capacidades locais, e ferramentas de avaliação de risco e análise laboratorial, para ações de vigilância e análise de casos suspeitos.

As verbas são do Programa de Parceria entre o Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para Promoção da Cooperação Técnica Sul-Sul Trilateral, gerenciada pela Agência Brasileira de Cooperação. Participaram do evento o diretor-geral do IICA, Manoel Otero, além de representantes de outros países das Américas.

Alguns programas educacionais também devem ser instituídos, para a conscientização e acesso aos serviços de saúde animal, em nações com grande número de criadores em pequena escala.

Segundo a ministra Tereza Cristina, presidente da Junta Interamericana de Agricultura, a cooperação entre nações evita a propagação da doença, e o monitoramento em áreas endêmicas, permite o diagnóstico oportuno e seu controle.

Com informações e foto de capa do Mapa. 


Últimas Notícias