Canal do Boi transmite Leilão Bela Alvorada, com oferta da genética da Nelore Zan & Convidados

19/06/2017 às 17:14 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Reconhecida como selecionadora da raça Nelore, a Fazenda Bela Alvorada apresenta destaques de seu plantel em mais uma edição do Leilão Bela Alvorada – Nelore Zan & Convidados. O evento será transmitido pelo Canal do Boi no dia 22 de julho, a partir das 14h, na Fazenda, em Guararapes (SP).

Dentre os lotes, estão touros indicados para repasse provenientes de um plantel com mais de 55 anos de anos seleção para desempenho baseada em dados de eficiência a pasto. Serão ofertados 140 reprodutores selecionados como melhoradores - todos avaliados nos programas da ANCP, Geneplus/Embrapa, Nelore Qualitas e PMGZ. Além disso, todos possuem ultrassografia de carcaça para AOL e Espessura de Gordura (EG), fatores determinantes para aumento do rendimento frigorífico no abate dos descentes e, consequente, ganho de lucratividade para o produtor.

Nesta edição, a média de MGTe dos touros apresentados é TOP 3%. Importante destacar que todos os animais contam com exame andrológico positivo, o que garante aptidão para a reprodução; todos os touros são DECA 1para MGTe e IQG, mostrando a grande preocupação da Bela Alvorada em ofertar reprodutores de alto potencial genético.

“Ao longo de todos os esses anos, o foco no melhoramento genético fez com que os touros da Bela Alvorada tenham alta consistência nas avaliações genéticas e, principalmente, apresentem um biotipo funcional, que traz ganhos de produtividade na reprodução e na produção de carne a pasto”, frisa Flávio Aranha, titular da Bela Alvorada.

Destaques

Um dos principais destaques desta edição é a venda de 50% do reprodutor provado Jacamim da Bela, que já é contratado pela CRI Genetics. Ele é TOP 0,1% no Programa Nelore Qualitas e TOP 7% na ANCP. É Filho do REM Quilano na doadora Dona da Bela (Avesso da Bela), uma das melhores doadoras do time da Bela Alvorada.Jacamim é um touro que se destaca pela capacidade de transmitir eficiência em produção de carne, sendo TOP 0,1% para perímetro escrotal, TOP 0,5% para acabamento e TOP 4% para AOL.

“Jacamim foi o segundo melhor em espessura de gordura e rendimento de carcaça no Teste de Eficiência Alimentar da ANCP, o terceiro melhor para AOL e o quinto no ganho médio diário. Um touro que, certamente, apresenta números extraordinários para performance das principais DEP’s economicamente significativas”, enfatiza Flávio Aranha.

Outro destaque do Leilão será a venda de 100% do touro melhorador Jeito da Bela, também contrato pela CRI Genetics. Ele é filho do Avesso da Bela na Russia Bons (Marisco IZ). Uma linhagem consistente que lhe favoreceu para se destacar nas principais avaliações, tendo IQG TOP 0,5% e MGTe TOP 3%. Com excelente apresentação em seus tributos de carcaça, Jeito da Bela possui costelas profundas, ótimo acabamento, racional excepcional e ossatura forte.

No mesmo dia, também serão ofertados touros repassadores com a qualidade Nelore Zan, como Metrico da Bela (Bitelo DS x Backup), MGTe TOP 1%, AOL 1%, PE 4% e acabamento 7%; Malaio da Bela 1091 (Hamlet da Bela x Craque da Bela), MGTe 4%, AOL 4%, PE 4%, peso da carcaça quinta TOP 7%, entre outros.

Matrizes

O remate irá ofertar 10 matrizes escolhidas na cabeceira do plantel da Bela Alvorada, filhas de touros provados, como Avesso da Bela, Rambo, Backup e Marisco IZ. A média do MGTe das matrizes é TOP 4%. Vale destacar que todas apresentam alta Staybility, característica muito valorizada para quem mantém um plantel de cria.

Também estarão à venda 20 novilhas da Seleção Nelore Zan de alta avaliação genética da geração 2015.

“Para comemorar os 55 anos de nossa seleção, também iremos disponibilizar aspirações de algumas importantes doadoras da Bela Alvorada. São matrizes de ponta que, com certeza, trarão ganhos genéticos aos selecionadores", ressalta Adriana Aranha.

Bela Alvorada

O plantel da Bela Alvorada – Nelore Zan, conduzido por Flávio Aranha e Adriana Zancaner Aranha, é reconhecido nacionalmente pelo intenso trabalho no melhoramento genético na raça Nelore. A marca utiliza as mais modernas técnicas para seleção e busca sempre produzir touros e matrizes que apresentem altos índices para fertilidade, habilidade materna, velocidade de ganho de peso e precocidade sexual.


Últimas Notícias