Mormo: Tocantins suspende eventos com equídeos em mais três municípios

Desde janeiro deste ano foram eutanasiados 20 animais positivos para mormo no estado

10/11/2021 às 10:44 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência de Defesa Agropecuária de Tocantins (Adapec/ TO), suspendeu eventos com aglomerações de equídeos nos municípios de Filadélfia, Nova Olinda e Marianópolis, e consequentemente, impôs restrições na realização de eventos abertos em mais 13 municípios vizinhos.

A medida foi publicada na Portaria nº 339, de 4 de novembro, e tem o objetivo de evitar a disseminação do mormo, doença infectocontagiosa que acomete equídeos e pode ser transmitida ao ser humano. Desde o início do ano foram eutanasiados 20 animais positivos no estado. O último caso ocorreu no município de Marianópolis. 

“Como Filadélfia e Nova Olinda também são considerados focos por ter registrado casos e ainda não ter sido finalizado o saneamento, estão proibidos de realizarem eventos de qualquer natureza que contenha equídeos, as outras 13 regiões limítrofes só poderão realizar eventos fechados que sejam avaliados e fiscalizados pela Agência” alerta a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso.

Os locais que fazem divisa com os municípios e que, portanto, estão suspensas cavalgadas, tropeadas e qualquer evento dessa natureza são: Araguaína, Pau D’arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeirante, Pium, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Monte Santo e Chapada de Areia.

A agência orienta que em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 063 11 22, bem como denunciar o trânsito clandestino de animais.

 

Informações e foto de caoa: Adapec/ TO


Últimas Notícias