Abrapa firma parceria para ampliar participação do algodão brasileiro na China

Associação brasileira assinou convênio com a principal entidade da indústria têxtil da China

09/11/2021 às 17:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), assinou um convênio de cooperação técnico-comercial com a principal entidade da indústria têxtil da China, na última segunda-feira (08). 

O principal objetivo da parceria com a Beijing Cotton Outlook Consulting Co. (BCO), braço de promoção comercial da China National Cotton Exchange (CNCE), é ampliar a presença do algodão brasileiro no país asiático. A CNCE responde por 85% do mercado de algodão chinês.

A China foi o destino de 30% das exportações brasileiras de algodão da safra 2020/21. Com o resultado, o Brasil atingiu market share de 29% no gigante asiático, atrás apenas dos Estados Unidos.

“A China é o maior consumidor da fibra no mundo e o Brasil, nos últimos anos, se firmou como o segundo maior exportador mundial e ainda dispõe de grande potencial para ampliar as vendas externas. São nações com grande complementariedade”, pontuou o diretor geral da CNCE, Yang Baofu.

Segundo ele, aos poucos os empresários chineses vêm ampliando seu conhecimento sobre a fibra brasileira.“Reconhecemos a melhoria na qualidade e o bom preço do algodão produzido no Brasil. Mesmo que a conjuntura política internacional mude, será difícil que esse espaço conquistado pelos cotonicultores brasileiros diminua”, afirmou Yang.

O presidente da Abrapa, Júlio Busato, destacou o investimento que o Brasil tem feito em qualidade e a intenção de manter a parceria com a China a longo prazo. “Nossa prioridade é colocar em prática, em 2022,o sistema oficial de certificação voluntária do algodão, com aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para podermos garantir mercado mesmo em anos difíceis de produção”, informou.

 

Informações por Abrapa


Últimas Notícias