Áreas do Centro-Norte sob alerta de temporais

Zona de Convergência do Atlântico Sul volta a provocar temporais entre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e partes do Nordeste

09/11/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na região Centro-Oeste, o sol aparece entre poucas nuvens no período da amanhã e os termômetros sobem rapidamente. Ao longo da tarde, algumas nuvens de chuva começam a se formar e provocam temporais no estado de Goiás, e nas áreas centrais de Mato Grosso. 

No Sudeste, o céu fica nublado entre os estados de Minas Gerais e o Espírito Santo com chuva frequente. E por conta da alta nebulosidade nessas áreas há chance de invernada ao longo do dia. O sol também deve aparecer entre poucas nuvens em algumas áreas do Rio de Janeiro, com chuva isolada entre a tarde e a noite.

No Nordeste do país, a chuva dá uma trégua no norte da Bahia, e o tempo fica mais firme também no interior da região. Ao longo desta terça-feira (09), há previsão de chuva fraca e passageira no litoral com presença de temporais entre a faixa sul e oeste do estado baiano. 

Na região Norte, a combinação de calor e umidade ainda provoca chuva forte na faixa sul da região, com volumes variando entre 30 mm e 40 mm. Ao longo do dia, o sol deve aparecer com mais frequência entre o Pará e o Amapá. 

Na região Sul, as condições de tempo mais ensolarado e quente devem favorecer os trabalhos em campo, e ao longo do dia, o céu vai ficar nublado no leste do Rio Grande do Sul, mas não há previsão de chuva. 

SOJA NO BRASIL

A semeadura avança em algumas áreas produtoras, e ainda caminha de maneira tímida em outras. No Centro-Oeste do país, segundo dados do IMEA, o estado de Mato Grosso já está com mais de 95% das áreas semeadas. Em Mato Grosso do Sul, de acordo com a CONAB esse número já passa dos 72% e em Goiás, 70%. No Sudeste, São Paulo já passou dos 65% e Minas Gerais já possui 40% das áreas de soja instaladas. Na região Sul, segundo informações do DERAL o Paraná passou dos 60%, no estado gaúcho, 6% das áreas foram instaladas e em Santa Catarina, mais de 34% das áreas de soja foram instaladas. Na região Norte, o Piauí já semeou 6% das áreas e 40% no Tocantins. Na Bahia, 9% das áreas de soja foram instaladas, e 6% no Maranhão. 

TENDÊNCIA

Até o fim da semana, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul vão se espalhar por mais áreas do país e provocar volumes de chuva elevados, especialmente em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Os acumulados podem superar os 100 mm em áreas do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. 

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (09).

Foto de capa: Clima ao Vivo
 


Últimas Notícias