Governo de MS prorroga proibição de queima controlada na planície pantaneira

Medida foi aprovada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul

05/11/2021 às 11:01 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) prorrogou até o final do ano as medidas sobre a proibição de queima controlada e sapecagem vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados nas propriedades localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal (AURP). 

A Portaria 1017, publicada no final de outubro, altera o Artigo 1º da Portaria 926, de 12 de julho passado, que estabelecia o prazo de 120 dias de proibição da queima controlada no Pantanal, estendendo esse prazo para 180 dias.

Na região com bioma Pantanal de Mato Grosso do Sul foram registrados 5.633 focos de calor nesse ano, enquanto que no mesmo período e região do ano passado foram 8.569 focos. Em todo estado o número de focos de calor chegou a 8.970, de janeiro a outubro, contra 11.586 no ano passado.

A suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais, no caso as equipes do Corpo de Bombeiros ou brigadistas que atuam na região.

A mesma Portaria também suspende até o fim do ano a análise e tramitação de processos, bem como a emissão de novas licenças para queima controlada na Área de Uso Restrito do Pantanal.

A Portaria anterior proibia a queima em toda a região do Pantanal, tanto na parte alta quanto na parte baixa, como também na Bacia do Rio Paraná. “Nessas outras áreas, os índices de chuva, umidade, temperatura, todos eles já apresentam condições para execução da queima controlada. Em virtude, ainda, da escassez de chuva na Bacia do Pantanal, que está com um volume de chuva muito baixo mesmo para o que era esperado para o período, as queimas ainda ficam proibidas nessa região da Área de Uso Restrito”, explicou o diretor presidente do Imasul, André Borges.

 

Foto de capa: Imasul


Últimas Notícias