O Plano Safra 2021/2022, durante seus quatro primeiros meses (julho a outubro), chegou a R$ 124,5 bilhões em contratos feitos por produtores rurais, cooperativas e agroindústria. O valor é 39% superior ao registrado no mesmo período da safra anterior, apurando 843 mil operações (+2%).
Os dados do balanço do crédito rural foram divulgados na quinta-feira (4), pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As contratações foram acima de 55% da quantidade em relação à safra passada, com saldo de 47% para novos contratos de investimentos, sobrando ainda R$ 34,3 bilhões distribuídos nos diferentes programas.
Os programas com maior comprometimento de recursos até outubro foram o Moderfrota (75%), Procap-Agro (61%), Proirriga (55%) e Inovagro (54%). Cerca de 62% de fontes não equalizadas, como o Fundos Constitucionais, Poupança Rural e outras fontes livres, já foram utilizadas.
Entre os financiamentos, o Inovagro destacou-se nesse período e apresentou elevação de 12% ante a safra passada. Os ajustes nas normas do Inovagro e no Moderagro, impulsionaram as altas.
Com informações do Mapa.