Instituto divulga orientações para alta qualidade do leite de pequenos e médios produtores

Material informa técnicas de manejo, manutenção e registro

04/11/2021 às 14:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SP), irá divulgar na sexta-feira (5) dez orientações aos  pequenos e médios produtores, para o melhoramento do leite de vaca e de búfala. 

O material será publicado durante evento online, que integra o programa de Entregas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo.

Dentre as dicas para a produção com alta qualidade, estão fatores relacionados às instalações, aos equipamento de ordenha, a rotina de ordenha, a limpeza dos tetos e teste da caneca, o pré-dipping, e pós-dipping, a filtração do leite, o resfriamento imediato do leite, a limpeza, sanitização e manutenção do tanque de resfriamento do leite e a prática de registros.

O IZ-APTA pretende auxiliar produtores, por meio das informações práticas pesquisadas durante 9 anos, junto a cooperativas, associações, empresas privadas e técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS).

O projeto já atendeu 286 pequenos e médios produtores de leite, com cerca 134 milhões litros de leite provenientes dos produtores com melhor qualidade. O instituto fez 64 mil análises laboratoriais para monitorar a qualidade do produto nas propriedades situadas nos mais de 30 municípios de São Paulo.

Além do material gratuito, será realizada no site do Instituto de Zootecnia, às 10 horas, a live "Transferência de tecnologia na melhoria da qualidade do leite em pequenas e médias propriedades rurais do Estado de São Paulo". Os interessados precisam fazer inscrição prévia para participar.

Com informações da Assessoria - APTA.


Últimas Notícias