Sistema Cantareira opera na faixa de restrição

Reservatório atua com 28,5% da capacidade

04/11/2021 às 10:10 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Sistema Cantareira, que fornece água para 7 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, na quarta-feira (3) começou a operar na faixa de restrição, com 28,5% da capacidade. 

A Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece as cinco faixas limites para a retirada de água do sistema, informou que a faixa de restrição é destinada aos sistemas acima de 20% e abaixo de 30%.

A ANA utiliza o último dia do mês anterior para estabelecer a quantidade de água que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) poderá retirar no próximo mês.

Em outubro, a faixa era de alerta, pois o mês anterior encerrou com 30,4%, diante disso a retirada poderia chegar a 27 metros cúbicos por segundo (m³/s). Enquanto na faixa normal, a Sabesp pode retirar 33 m³/s, na faixa mais restritiva, a especial, o limite é de 15,5 m³/s.

Segundo a Sabesp, a nova faixa não altera a operação, pois há um ano a companhia opera com retirada de até 23 m³/s, atendendo toda a demanda. Decorrente da chuva acima da média em outubro, o Cantareira acumulou no mês 166 milímetros (mm), mas o volume foi insuficiente para compensar o sistema.

Com informações e foto de capa da Agência Brasil. 


Últimas Notícias