O Ministério da Agricultura irá cancelar os Acordos de Cooperação Técnica realizados com 11 municípios de Santa Catarina, que permitiam o uso de servidores de prefeituras para o cargo temporário de auditor fiscal federal agropecuário. Além desse bloqueio, outros novos acordos dessa natureza e semelhantes estão barrados.
A decisão judicial acarreta o déficit de servidores na área, prejudica o avanço de inspeções e da produção no estado. De acordo com o ministério, a medida barra ainda a abertura de novos frigoríficos.
A ação civil estabelecida pelo Ministério Público catarinense, desfaz gradativamente acordos com 13 veterinários dos municípios, no Serviço de Inspeção Federal (SIF) em abatedouros, responsáveis pelo trabalho de ante e post mortem e coletas de amostras oficiais.
Os profissionais serão substituídos até 2024 por servidores públicos federais concursados, estima-se um déficit de 1.620 profissionais. Diante disso a solicitação de concurso público é analisada e aguarda aprovação no Congresso.
Com informações da AviSite
Foto Marcello Casal JrAgência Brasil