Federação flexibiliza horário de abertura de bancos

Investimentos em serviços digitais permitem alteração, aponta a Febraban

03/11/2021 às 08:34 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os bancos não serão mais obrigados a atender o público entre 10h e 16h, como ocorre desde a década de 1980. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) liberou as instituições financeiras de operar no horário tradicional.

Isto significa que, na retomada das atividades, com a flexibilização das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, cada banco vai poder adotar política própria para abertura e fechamento das agências. A federação explicou que crise sanitária mostrou que os bancos possuem perfis próprios e fortaleceu transações digitais.

Nos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia.

Pesquisa da Febraban mostrou que, apenas entre 2019 e 2020, os investimentos passaram de R$ 23,9 bilhões para R$ 25,7 bilhões. Entre 2016 e 2020, os meios digitais passaram de 52% do total para 67%. O volume de operações realizadas pelo celular, por exemplo, saltou de 43% para 51% em apenas um ano, entre 2019 e 2020.

Também segundo a federação, o volume de transações realizadas de maneira física, em agências bancárias,  vem caindo nos últimos anos - passou de 9% do total, em 2016, para 3% no ano passado.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi
 


Últimas Notícias