Campanha nacional contra aftosa vai até dia 30 de novembro

Início do período obrigatório de vacinação atinge diretamente 19 estados

03/11/2021 às 08:21 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Começou, em todo o país a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa. Cerca de 78 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, devem ser imunizados até o dia 30 de novembro. De acordo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), 19 unidades da federação fazem a vacinação neste período.

Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação, sendo proibida a aplicação e comercialização da vacina nessas regiões. Amazonas e no Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa.

A meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Atualmente, cerca de 70 nações têm esse reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde Animal.

Dicas técnicas

Para imunizar o rebanho, o criador deve comprar as vacinas em revendas autorizadas e mantê-las  entre 2°C e 8°C , desde a aquisição até o momento da utilização. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também informar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado que realizou  imunização do rebanho.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias