Novembro começa com chuva forte

Precipitações aumentam no Centro-Norte e perdem força no Sul

01/11/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

O mês de outubro foi marcado pelo avanço das precipitações em todo o país. Na cidade de Belo Horizonte (MG), o último mês foi o mais chuvoso desde 2009, com mais de 240 mm acumulados. Em Vitória (ES), a chuva foi quase o triplo do que é previsto para o mês com mais de 330 mm, e no Rio de Janeiro, a chuva foi a maior observada nos últimos 10 anos neste período do ano. A previsão para este início de semana é de céu encoberto e chuva frequente no sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Em Minas, e no norte e leste de São Paulo, muitas nuvens se formam e chove a qualquer hora do dia.

Na região Centro-Oeste do país, a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, teve o mês mais chuvoso dos últimos 4 anos, com mais de 180 mm, e Goiânia (GO) registrou o maior volume de chuva dos últimos 3 anos. Na região, o mês de novembro já começa com muitas nuvens sobre o nordeste de Goiás e Distrito Federal, além de áreas do noroeste de Mato Grosso. No norte de Mato Grosso do Sul, tem chuva a qualquer hora do dia.

No Sul do país a chuva também foi bem volumosa em outubro. O município de Curitiba (PR) teve o mês mais chuvosos dos últimos 3 anos, e em Florianópolis (SC), o útimo mês foi o mais intenso em precipitações nos últimos 6 anos. Para esta segunda-feira (01), a previsão na região sulista é de sol entre muitas nuvens desde o litoral de Santa Catrina até o litoral do Paraná, onde a chuva pode vir a qualquer momento do dia. Nas demais áreas o tempo segue firme.

No norte brasileiro, Macapá (AP) teve a maior chuva dos últimos 10 anos, em Manaus (AM), foram registrados os maiores volumes para o período nos últimos 2 anos, e em Belém (PA), a chuva ficou acima da média prevista para o mês registrando mais de 140 mm acumulados. Na faixa Norte do país, a semana começa com chuva a qualquer hora do dia no Amazonas, Acre e norte de Rondônia. Nas demais áreas o sol aparece e chove a partir da tarde com risco de raios e trovoadas. Ao longo desta segunda (01), são esperados volumes significativos de chuva em áreas do sul do Tocantins.

No Nordeste, a chuva de outubro também marcou presença. Em Teresina (PI), choveu mais que o dobro previsto, e em Salvador (BA), a chuva bateu o recorde dos últimos 8 anos. Na região, a previsão para este começo de semana é de sol com pancadas de chuva no Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia. Já o tempo firme predomina no nordeste baiano até o Rio Grande do Norte.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (01).

 


Últimas Notícias