Semana termina chuvosa em todo o país

Fim de semana será marcado por chuvas espalhadas em todas as regiões brasileiras

29/10/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão para esta sexta-feira (29) é de chuva fraca no meio oeste do Paraná e em Santa Catarina, com baixo risco de temporais. Na porção central do país, nuvens de chuva isolada se formam no período da tarde, por conta da combinação entre calor e umidade provocando chuva com temporais pontuais entre o interior paulista e o Centro-Oeste do país. 

Ao longo do dia, a presença de um cavado também vai manter o céu bastante carregado com possibilidade de chuva entre a costa de Florianópolis (SC) até o litoral do Espírito Santo. Devido à presença dessas nuvens, altos volumes de chuva também podem atingir áreas entre o sul de Minas, Vale do Ribeira e norte do Rio de Janeiro. 

Na região nordestina, são esperadas pancadas de chuva no leste da Bahia até o Rio Grande do Norte, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer. Pancadas com trovoadas também ocorrem nesta sexta (29) entre o Maranhão e oeste da região Norte por conta de instabilidades presentes em altos níveis da atmosfera. 

LA NIÑA JÁ COMEÇOU A ATUAR, MAS CENÁRIO É OTIMISTA

Já entramos em um período de atuação do La Niña, e neste ano as chuvas se regularizaram mais rapidamente durante o mês de outubro. No ano passado, o cenário foi diferente, isso porque a falta de chuva foi causada por um superaquecimento sobre o Atlântico Norte e que direcionou as precipitações da América do Sul em direção a América do Norte e América central. Neste ano, a temperatura o oceano Atlântico já está bem mais regular.

E essa regularidade foi vista através das chuvas que atingiram o país neste mês de outubro e superaram as expectativas em diversas áreas do estado do Paraná e em diversos pontos dos demais estados sulistas. Na região, os produtores aceleraram a instalação das culturas há algumas semanas, mas recentemente, as atividades se tornaram inviáveis, isso porque o solo estava bem encharcado e as temperaturas não foram altas o suficiente para a secagem do solo, especialmente no Rio Grande do Sul. 

Sabe-se que um fenômeno típico de La Niña leva escassez ao Sul do país e muita chuva para a região Norte, mas como o fenômeno neste ano será mais enfraquecido, o que vamos presenciar nos próximos meses será uma redução das chuvas no Sul, e um leve aumento das precipitações no Centro-Norte. Isso não significa que a chuva vai deixar de acontecer na região Sul, mas sim, que ela será mais espaçada no Sul, e deve atingir com mais constância principalmente o Norte e o Nordeste brasileiro.
 

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (29).

Foto de capa: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul 


Últimas Notícias