Brasil gera 313,9 mil empregos com carteira assinada em setembro

Dados do Caged indicam que todas as 27 Unidades da Federação registraram saldo positivo na geração de empregos

26/10/2021 às 14:00 atualizado por Lucas Caxito - SBA | Siga-nos no Google News
:

O saldo do emprego com carteira assinada em setembro de 2021 ficou positivo em 313.902  postos de trabalho. Os números são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado, nesta terça-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

No acumulado de janeiro a setembro de 2021, o saldo é de mais de 2,5 milhões de novas vagas de emprego. Para o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, os números reafirmam a consolidação da retomada do emprego no país.

“O Brasil continua crescendo e a economia brasileira continua respondendo a tudo aquilo que vem sendo feito pelo governo federal ao longo dos últimos meses, incluindo aí programas como o Auxílio Emergencial e o Benefício Emergencial. As ações do governo em meio a maior pandemia da história da humanidade nos últimos 100 anos e não o ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’ é que estão dando condições a que a sociedade brasileira enfrente da melhor maneira possível a questão da empregabilidade, da ocupação, da renda e do sustento das famílias”, afirmou o ministro.

Setores

O setor de Serviços foi o grande destaque do mês, com a geração de mais de 143 mil novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (63.657).

Destaque também para alojamento e alimentação (31.763), administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde e serviços sociais (18.141).
O segundo maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de Indústria, com saldo de 76 mil novos postos de trabalho formais. O Comércio abriu mais de 60 mil postos.

O setor de construção teve um saldo no mês de setembro de 24,5 mil novas vagas formais de trabalho.  A agropecuária se manteve com um crescimento de 9 mil no mês.

Regiões

Todas as 27 Unidades da Federação registraram saldo positivo na geração de empregos, com destaque para a região Sudeste. Os estados que mais abriram postos de trabalho foram: São Paulo (84.887 postos); Minas Gerais (29.029) e Pernambuco (25.732).

Segundo o Secretário de Trabalho da pasta, Luís Felipe Batista de Oliveira, verifica-se tanto aumento absoluto nos estados com maior nível de formalização, como também aumentos relativos. 

“Na região Nordeste com incremento de 1,37% e Norte (0,83%), o que contribui para o entendimento da disseminação dos empregos gerados desde o segundo semestre do ano passado”, explica o Batista. 

Acesse o Painel do Caged

 

Com informações do Governo Federal

Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias