Tempo firme favorece colheita do trigo no Sul

Janela de tempo firme auxilia nos trabalhos em campo, mas não deve durar muito tempo

26/10/2021 às 04:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A previsão para esta terça-feira (26) é de que as precipitações percam força no Sul do país, e apenas o norte do Paraná pode ter episódios de chuva fraca e isolada ao longo do dia. De acordo com dados da Emater, apenas 9% do trigo foi colhido no Rio Grande do Sul, e o excesso de chuva dos últimos dias também trouxe paralisação no plantio de soja no estado. Com a janela de tempo firme que deve predominar sobre o Sul do país nesta semana, as atividades de campo já podem ser retomadas, mas isso não deve durar muito tempo. A tendência é de que mais chuva retorne em grande parte da região a partir do dia 02 de novembro.

No Sudeste do país, o clima segue instável em todas as áreas da região. No interior de São Paulo, grande parte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, o dia começa com tempo firme e aberturas de sol, e a chuva ocorre entre a tarde e a noite. Nas demais áreas do estado paulista, também no Rio de Janeiro, sul de Minas e centro-sul do Espírito Santo, o tempo fica encoberto com chuva que pode ocorrer a qualquer momento.

Na região Centro-Oeste as pancadas de chuva são generalizadas nesta terça (26), e ainda há condição para temporais pontuais. Apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul o tempo fica mais firme. No Nordeste do país a chuva perde força no interior da região, e na faixa Norte, a previsão é de chuva generalizada. No Amazonas, Rondônia e Acre, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer momento.

A previsão é de que entre os dias 01 e 07 de novembro, a precipitação intensa avance em direção ao Nordeste e partes do Sudeste, com acumulados elevados sobre Minas Gerais, Bahia, Piauí e Tocantins. E esse cenário favorece as regiões produtoras de grãos do Matopiba, mas atrapalha as frutas irrigadas do Vale do São Francisco entre a Bahia e Pernambuco.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (26). 

 


Últimas Notícias