Comitê do setor elétrico aprova oferta adicional de importação de energia

Energia elétrica será importada da Argentina entre o dia 23 e 29 de outubro

25/10/2021 às 10:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou na última sexta-feira (22), durante reunião extraordinária, a oferta adicional de importação de energia elétrica a partir da Argentina, por meio da Portaria MME n⁰ 523, de 9 de junho de 2021, que altera a Portaria MME n⁰ 339, de 15 de agosto de 2018.  

A proposta procura maximizar oportunidades de integração eletroenergética e elevar a segurança do abastecimento com preços competitivos.

O crítico cenário hidrológico impulsionou a decisão do CMSE, em aceitar as ofertas de importação de energia semanais. O comitê destacou ainda que, caso uma nova oferta com prazos maiores for apresentada para a Portaria MME n⁰ 523/2021, serão avaliadas as condições hidrológicas presentes e futuras, montantes, preços e demais condições da oferta.

Após a aprovação, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) expôs a elevação da glosa de reembolso da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). 

A interrupção do contrato de fornecimento de energia elétrica com a Venezuela, aumentou o custo total de geração devido à alta da produção a óleo diesel.

O CMSE segue monitorando as condições de abastecimento e a concessão ao mercado de energia elétrica do Brasil. O fim das definições sobre a reunião serão integradas em ata, após a aprovação de todos integrantes do colegiado e publicada conforme o regimento.

Com informações do Ministério de Minas e Energia. 


Últimas Notícias