Umidade do solo impede avanço do plantio da soja no RS

Elevada umidade no solo tem impedido o andamento da semeadura no estado

22/10/2021 às 18:02 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Elevada umidade no solo do Rio Grande do Sul não permitiu grandes avanços na semeadura da soja durante esta semana. Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Santa Rosa, Porto Alegre, Santa Maria, Soledade, Bagé, Frederico Westphalen e Pelotas, produtores iniciam a semeadura da oleaginosa. 

De acordo com boletim da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), os produtores seguem com dessecações e preparo de novas áreas e se organizam com o escalonamento do plantio, a fim de minimizar os impactos de períodos de estiagem previstos nos modelos climatológicos. 

Em algumas localidades, sojicultores estão lavrando e gradeando as áreas devido à alta infestação de ervas de difícil controle com herbicidas, aproveitando a atividade para aplicar e incorporar calcário.

Milho
O tempo instável no estado restringiu os avanços no plantio do milho, que alcançou 70% da área total cultivada, estando em germinação e desenvolvimento vegetativo. 

O custo de produção se elevou significativamente, em especial devido à alta no preço dos fertilizantes. 

Os valores pagos pelo tratamento extra ou complementar nas sementes de milho para o controle da cigarrinha também contribuem para o maior custo de produção.

 

Informações por Seapdr

Foto de capa: Tony Oliveira/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias