Reajuste salarial fica 1,9 ponto percentual inferior ao INPC em setembro

Cerca de 26 negociações no comércio atacadista e varejista não obtiveram sucesso

22/10/2021 às 13:29 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O reajuste médio de salários conquistados em setembro ficou 1,9 ponto percentual menor que  o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que nos últimos 12 meses obteve acumulado de 10,4%. 

De acordo com pesquisas do boletim mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), publicado nesta sexta-feira (22), a taxa apresentada em setembro obteve a maior perda dos últimos 12 meses.

No Estado de São Paulo apenas 9,5% das negociações tiveram ganhos reais, superiores ao INPC. Enquanto o índice de reajustes abaixo do INPC foi de 67%, entretanto as proporções que conquistaram aumentos iguais ao índice somam 23,5%

Das 26 negociações feitas pelo comércio atacadista e varejista nenhuma teve sucesso, e 13 negociações das indústrias de alimentos tiveram reajuste médio real negativo de 0,9%. Entre as organizações não governamentais 13 negociações não obtiveram avanços salariais.

O setor de gráficas e editoras tiveram reajuste médio real positivo de 0,1% em duas negociações, assim como o departamento de artefatos de borracha que participou de cinco rodadas de contratos. Os estados com maior taxa de sucesso em negociações foram o Amapá (1,7%) e Minas Gerais (1,1%).

Com informações da Agência Brasil. 


Últimas Notícias