Presunto: mapa divulga novos requisitos de identidade e qualidade

Mudanças serão destinadas a empresas produtoras com SIF

22/10/2021 às 11:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Portaria nº 430 sobre os novos Requisitos Técnicos de Identidade e Qualidade (RTIQ) do presunto cozido, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e presunto cozido de aves, foi divulgado na quinta-feira (21) pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A portaria disponível para consulta pública por 60 dias, anula os anexos VI e VII da Instrução Normativa nº 20/2000.

A nova normativa estabelece o volume máximo de colágeno no produto final, proíbe a moagem da matéria-prima e aumenta a quantidade mínima de proteína de 14% para 16% para o presunto cozido, dentre outras modificações.

As alterações aplicáveis ao presunto cozido feito em empresas com SIF, buscam garantir a segurança e inocuidade, padronizar entendimentos, manter a identidade dos produtos e atender às atuais demandas do setor.

Os interessados podem encaminhar sugestões pelo Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisman/.

Com informações e foto de capa do Mapa. 


Últimas Notícias